Quais são os tipos de silicone?
Existem diversos tipos de silicone para diferentes tipos de aplicações, como vimos anteriormente. E um desses tipos é o silicone neutro. Ele é usado principalmente como selante em aplicações onde a neutralidade é crucial. Esse tipo de silicone não libera ácidos durante o processo de cura e pode ser utilizado em aplicações sensíveis a ácidos, como superfícies metálicas e espelhos.
Outro tipo muito interessante é o silicone spray. Eles são comumente usados para lubrificação, proteção e impermeabilização de superfícies plásticas, de borracha, vidro e vinil, sendo ideal para uso em engrenagens, canaletas e sistemas escamoteáveis. Esse silicone proporciona ainda limpeza e brilho às superfícies, com economia e facilidade de uso.
Já o silicone adesivo oferece forte aderência e flexibilidade e é ideal para fixação e colagem em diferentes materiais. Ele é normalmente usado em construções, reparos e aplicações industriais para unir materiais diversos.
Claro, não poderíamos deixar de destacar o silicone automotivo. Como o próprio nome diz, ele deve ser aplicado em automóveis, para vedação e manutenção. Ele serve para selar juntas, proteger contra a entrada de água e lubrificar peças móveis do veículo. Também pode incluir propriedades de resistência a altas temperaturas. Bom demais, não é mesmo?!
Vale ressaltar também o gel de silicone. Ele geralmente possui uma consistência gelatinosa, facilitando o seu uso em superfícies verticais e em áreas delicadas. Ele é conhecido pela sua flexibilidade e biocompatibilidade, dependendo da formulação.
Certo, agora que você já sabe quais são os principais tipos de silicones, vamos te contar quais os benefícios o seu veículo ganha com eles. Acompanhe o próximo tópico!