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Qual é a função do aditivo no radiador?

Primeiramente é interessante saber o que é aditivo. Aditivo é uma substância ou composto químico adicionado a outra substância, ou material visando melhorar, ou modificar suas propriedades. No ramo automotivo, os aditivos são frequentemente utilizados para melhorar o desempenho e a durabilidade de fluidos como óleos de motor, líquidos de arrefecimento e combustíveis. Eles são importantes para reduzir o atrito, prevenir a corrosão e melhorar a eficiência do combustível.

Além do que foi dito anteriormente, o aditivo para radiador tem outras funções, como: proteção contra congelamento, superaquecimento e formação de espuma, inibição da corrosão, lubrificação da bomba d’água, prevenção de cavitação, melhoria na transferência de calor e compatibilidade com diversos materiais, como ligas metálicas, borrachas e plásticos. Mas será que é correto inserir aditivo para radiador? Acompanhe a explicação abaixo.

aditivo para radiador

É certo colocar aditivo no radiador?

A resposta é com certeza! O elo aditivo radiador é uma combinação que traz muitos benefícios para o seu veículo, como foi explicado anteriormente. Porém, algumas recomendações devem ser seguidas antes de adquirir e usar um aditivo para radiador, como: consultar o manual do proprietário, usar o tipo de aditivo correto, seguir as proporções de mistura, não misturar tipos diferentes, evitar água da torneira e manter o sistema limpo. Após entender a importância do elo aditivo radiador, chegou a hora de descobrir quais são os tipos de aditivos que você pode utilizar.

aditivo radiador

Quais os principais tipos de aditivos usar no radiador?

Aditivos de limpeza: ajudam a remover depósitos de sujeira, ferrugem e resíduos do sistema de arrefecimento. Aditivos à base de Etilenoglicol: Etilenoglicol é um composto químico com boa proteção contra congelamento e superaquecimento. Aditivos à base de Propilenoglicol: propilenoglicol é outro composto químico que oferece proteção contra o congelamento e o superaquecimento e é menos tóxico ao meio ambiente em relação ao etilenoglicol. Aditivos para radiadores de alumínio: são aditivos formulados para sistemas de arrefecimento que contêm componentes de alumínio, protegendo contra a corrosão e oxidação desses materiais. Tecnologia OAT: tecnologia na qual ácidos orgânicos são utilizados para proporcionar proteção contra corrosão de maneira mais eficaz e de longa duração. Tecnologia HOAT: os aditivos HOAT são uma combinação de tecnologia convencional e OAT. Eles oferecem proteção eficaz contra corrosão e podem ser usados em uma variedade de materiais.

aditivo de radiador

Quanto tempo dura aditivo para radiador?

A duração do aditivo para radiador pode variar conforme as recomendações do fabricante, das condições de uso do veículo e do tipo de aditivo utilizado. Caso seja utilizado um aditivo convencional, é geralmente recomendado a troca a cada 2 ou 3 anos, ou entre 50000 a 100000 quilômetros. Se forem aditivos OAT, podem durar até 5 anos ou entre 150000 a 240000 quilômetros. Já se forem aditivos HOAT, a sua vida útil pode variar, mas geralmente é maior que a dos aditivos convencionais. Um item importante para ajudar, inclusive, na preservação e no bom funcionamento do radiador, assim como em outras partes do veículo é o antiferrugem . Ele é usado para prevenir a corrosão e a oxidação de peças metálicas em veículos.

aditivo

Pode completar a água do radiador com aditivo?

O ideal é não completar a água do radiador com aditivo. O aditivo impermeabilizante, por exemplo, é projetado para ser adicionado a materiais como concreto, argamassa ou revestimentos para melhorar suas propriedades de impermeabilização. Portanto, não é adequado para ser usado diretamente em sistemas de arrefecimento de veículos. Já o aditivo para óleo de motor é projetado para ser usado no óleo do motor para melhorar suas propriedades de lubrificação e desempenho. Desta forma, misturar aditivos de óleo de motor ao sistema de arrefecimento ou aditivo de radiador (líquido de arrefecimento) pode causar obstruções, danos às partes do sistema e redução da proteção contra congelamento e corrosão.

Limpa bico injetor, limpa contato e limpa cárter: saiba o que é e qual a importância de cada um!

  • Limpa cárter, limpa contato e limpa bico injetor são aditivos ou soluções projetadas para limpar e melhorar o desempenho de sistemas ou componentes
  • Limpa bico injetor: é projetado para limpar os bicos injetores do sistema de injeção de combustível do motor. Ao limpar os bicos injetores, o limpa bico injetor pode melhorar o desempenho do motor, a economia de combustível e reduzir emissões prejudiciais.
  • Limpa contato: é projetado para remover a sujeira, o óleo, a graxa e outros resíduos que podem se acumular nos contatos elétricos, como conectores, interruptores e sensores no sistema elétrico do veículo. Portanto, o limpa contato ajuda a restaurar uma conexão elétrica sólida e confiável, evitando falhas elétricas, mau funcionamento de componentes e problemas relacionados à eletricidade do veículo.
  • Limpa Cárter: refere-se a um aditivo adicionado ao óleo do motor para remover depósitos e sedimentos acumulados no cárter do motor (reservatório de óleo). O uso de um Limpa cárter ajuda a manter o motor mais limpo, reduz a formação de depósitos no cárter e melhora a circulação do óleo, contribuindo para uma lubrificação mais eficaz e uma maior vida útil ao motor. De modo geral, funciona como um removedor de resíduos.

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